08 junho 2011

ECLIPSE TOTAL DA LUA EM 15 DE JUNHO, PRÓXIMA QUARTA.

Primeiramente peço desculpas pela falta de movimento do grupo dos Alcoólatras Astrônomos, digo, dos Astrônomos Amadores, M-104 – Los Sombreros nestes últimos tempos! Estávamos desenvolvendo um trabalho com crianças do 1° ao 5° ano de algumas escolas públicas da cidade de Rio Claro.

Estou aqui para convidá-los a comparecer no campinho do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro no dia 15 de junho próximo para comtemplarmos juntos o primeiro ECLIPSE TOTAL LUNAR do ano.

O evento será visível a olho nu, porém estaremos com os telescópios a postos. Estaremos lá a partir das 17h30 e ficaremos até as 23h observando o céu. A Lua já nascerá eclipsada totalmente. Os dados do eclipse são, aproximadamente:


Nascer da Lua: 17 : 35 : 39

Fim da totalidade 18 : 02 : 50

Lua sai da umbra 19 : 02 : 22

Lua sai da penumbra 20 : 02 : 02

Se possuir, traga seu equipamento de observação (binóculos, lunetas ou telescópios) bem como sua câmera digital e tripé fotográfico.
NÃO USE FLASH fotográfico! Desabilite o FLASH de sua câmera antes de chegar ao campinho.
PEDIMOS QUE EVITEM O USO DE CELULARES PRÓXIMO AOS TELESCÓPIOS TAL COMO ACENDER LANTERNAS SEM O FILTRO VERMELHO DURANTE A OBSERVAÇÃO DO CÉU. O olho adaptado ao escuro fica muito sensível a uma grande luminosidade. Além disso, a Lua Cheia terá brilho suficiente para a locomoção no campinho.

Não se esqueçam de se agasalhar e trazer sua bebida, pois possivelmente fará frio. E de recolher todo o lixo gerado durante o evento. Se cada um fizer sua parte, ninguém será prejudicado.


Conto com a presença de todos! Aproveitem sem moderação!


Um comentário: