31 agosto 2013

Detecção de Exoplanetas - Trânsito

Para começar o que é um exoplaneta?
Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol. Desta maneira qualquer planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar é um exoplaneta.

Até hoje foram descobertos 941 exoplanetas! E você pensava que era difícil decorar o nome dos oito planetas do Sistema Solar... mas não eram nove? Eram, mas segundo a nova definição de planeta Plutão deixou de pertencer a essa classe de corpos. Não se engane, ele continua lá!

Muitos dos exoplanetas foram descobertos na missão CoRoT.

A missão CoRoT, do francês Convection ROtation et Transits planétaires, é uma missão astronômica que tem por objetivos descobrir novos planetas extrasolares e estudar a rotação de convecção nas estrelas. O Brasil é cooperador na missão CoRoT, e dos 120 milhões de euros de orçamento para a missão, o Brasil contribuiu com cerca de 2 milhões de euros. Mas não se limitou aí a participação do Brasil, outra contribuição crucial para o sucesso da missão foi uma antena para recepção de dados localizada em Alcântara (estado do Maranhão), pois sem ela seriam perdidos metade dos dados observacionais.

A técnica usada para a detecção dos exoplanetas na missão CoRoT foi o método de Trânsito. Este método se consiste em observar a curva de luz da estrela e se algum possível exoplaneta oculta a estrela, é observado uma mudança na curva de luz, afinal o possível exoplaneta esta bloqueando parte da luz que chega ao observador.

Com este método é possível determinar o raio do exoplaneta, seu período, a distância entre o exoplaneta e a estrela e a possível existência de anéis e luas.



Uma curiosidade a missão CoRoT também é homônima de Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875), ele foi um pintor parisiense, grande nome da transição entre o classicismo e o impressionismo, um nome mais que apropriado para uma missão que vai pintar um novo quadro na astronomia moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário